29 de out. de 2011

PV MÊS MISSIONÁRIO

OUTUBRO É O MÊS MISSIONÁRIO!

Neste mês, somos convidados a rezar, refletir e colaborar de muitos modos para as atividades missionárias da Igreja. Vemos e sentimos a URGÊNCIA e a NECESSIDADE de mais vocações que se doem inteiramente para "anunciar o Evangelho à toda criatura" (Mc 16,15).


"A Missão universal empenha a todos, tudo e sempre. O Evangelho não é um bem exclusivo de quem o recebeu, mas constitui uma dádiva a compartilhar, uma boa-notícia a comunicar. E este com compromisso é confiado não apenas a alguns, mas sim a todos os batizados, que são “a gente escolhida... a nação santa, o povo que Ele adquiriu” (1Pd 2,9), para que proclame as suas obras maravilhosas." (Papa Bento XVI, Mensagem para o 85º Dia Mundial das Missões)


O que diz o Concílio Vaticano II?

"A razão desta actividade missionária vem da vontade de Deus, que "quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Ora há um só Deus, e um só que é mediador de Deus e dos homens, o homem Cristo Jesus, que se deu a si mesmo como preço de resgate por todos" (l Tim. 2, 4-6), "e não há salvação em nenhum outro" (Act. 4,12). Portanto, é preciso que todos se convertam a Cristo conhecido pela pregação da Igreja e que sejam incorporados, pelo Baptismo, a Ele e à Igreja, seu corpo. O próprio Cristo, aliás, ao inculcar por palavras expressas a necessidade da fé e do Batismo, confirmou também, por isso mesmo, a necessidade da Igreja, na qual os homens entram pelo Baptismo, que é como que a porta de entrada. Por isso, não se poderiam salvar aqueles que, não ignorando que Deus fundou por intermédio de Jesus Cristo a Igreja católica como necessária, não quisessem, apesar disso, entrar nela ou nela perseverar. Por isso também, embora Deus, por caminhos que só Ele sabe, possa conduzir à fé, sem a qual é impossível ser-se-Lhe agradável, os homens que ignoram o Evangelho sem culpa sua, incumbem à Igreja, apesar de tudo, a obrigação e o sagrado direito de evangelizar. Daí vem que a actividade missionária conserve ainda hoje e haja de conservar sempre toda a sua eficácia e a sua necessidade." (DECRETO AD GENTES SOBRE A ATIVIDADE MISSIONÁRIA  DA IGREJA, n. 7).

No Brasil a temática do Mês Missionário costuma seguir a Campanha da Fraternidade, dando-lhe um enfoque universal. Como a CF-2011 abordou o tema "Fraternidade e Vida no Planeta", o tema deste mês missionário trabalha o tema Missão na Ecologia, com o lema "A misericórdia de Deus é para todo ser vivo." (Eclo 18, 22b).