17 de nov. de 2011

PV DIA DO LEIGO

A Igreja comemora neste Domingo a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo. A igreja do brasil une esta solenidade à vocação leiga. Os leigos são a grande força da Igreja no apostolado do cotidiano. São convidados a levar o Evangelho aos locais de trabalho, às relações de amizade, aos ambientes acadêmicos, etc. O Concílio Vaticano II, no Decreto Apostolicam Actuositatem nos diz o seguinte:

"O apostolado dos leigos, que deriva da própria vocação cristã, jamais poderá faltar na Igreja. A mesma Sagrada Escritura demonstra abundantemente como foi espontânea e frutuosa esta atividade no começo da Igreja (cf. At 11, 19-21; 18, 26; Rm 16, 1-16; Fl 4, 3).
Os nossos tempos, porém, não exigem um menor zelo dos leigos; mais ainda, as condições atuais exigem deles absolutamente um apostolado cada vez mais intenso e mais universal. [...] Este apostolado torna-se tanto mais urgente quanto a autonomia de muitos setores da vida humana, como é justo, aumentou, por vezes com um certo afastamento da ordem ética e religiosa e com grave perigo para a vida cristã. Além disso, em muitas regiões onde os sacerdotes são demasiado poucos ou, como acontece por vezes, são privados da liberdade de ministério, a Igreja dificilmente poderia estar presente e ativa sem o trabalho dos leigos.
Sinal desta multíplice e urgente necessidade é a evidente atuação do Espírito Santo que hoje torna os leigos cada vez mais conscientes da própria responsabilidade e por toda a parte os anima ao serviço de Cristo e da Igreja"(n.1).
[...] 
"Existe na Igreja diversidade de funções, mas unidade de missão. Aos Apóstolos e seus sucessores, confiou Cristo a missão de ensinar, santificar e governar em seu nome e com o seu poder. Mas os leigos, dado que são participantes do múnus sacerdotal, profético e real de Cristo, têm um papel próprio a desempenhar na missão do inteiro Povo de Deus, na Igreja e no mundo. Exercem, com efeito, apostolado com a sua acção para evangelizar e santificar os homens e para impregnar e aperfeiçoar a ordem temporal com o espírito do Evangelho; deste modo, a sua actividade nesta ordem dá claro testemunho de Cristo e contribui para a salvação dos homens. E sendo próprio do estado dos leigos viver no meio do mundo e das ocupações seculares, eles são chamados por Deus para, cheios de fervor cristão, exercerem como fermento o seu apostolado no meio do mundo" (n.2).

A CNBB no ano de 1999 produziu o Documento 62 sobre Missão e Ministérios dos Cristãos Leigos e Leigas. Neste ano roduziu vários vídeo sobre este tema. Veja a mensagem de Dom Severino Clasen, para o Dia do Leigo: